SERVIÇOS
GESTÃO DE EVENTOS SST - eSocial
O eSocial é um sistema digital instituído por meio do Decreto nº 8373/2014 com o objetivo de simplificar e unificar a prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas.
Ele exige o envio de eventos, que são registros das informações relevantes sobre cada aspecto da relação empregador-empregado, abrangendo desde a admissão até a rescisão do contrato de trabalho.
Dessa forma, tornou-se um instrumento crucial para a gestão de SST, uma vez que permite o monitoramento e controle efetivos das condições de trabalho, acidentes, doenças ocupacionais, entre outros aspectos relacionados à saúde e segurança no ambiente laboral.
Assim, os eventos de SST no eSocial são justamente as informações relacionadas à saúde e segurança do trabalhador que as empresas precisam enviar ao sistema criado pelo Governo Federal.
Embora a plataforma tenha sido implementada gradualmente com o objetivo de facilitar a adaptação das empresas e trabalhadores, a obrigatoriedade de utilização do eSocial já está em vigor.
Cada evento tem sua própria finalidade e prazo específico de envio, visando a transparência, a prevenção e o controle dos aspectos relacionados à SST. Por isso, é importante destacar que as empresas precisam estar sempre atentas aos prazos de envio desses eventos no eSocial para cumprir com as exigências legais estabelecidas e, consequentemente, evitar sanções e multas.
Os eventos SST se baseiam em apenas três:
- S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO);
- S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.